Presidente da ANIVEC apela a financiamento ajustado ao tecido empresarial Português
César Araújo, presidente da direção da ANIVEC, encerrou a 10ª e última conferência integrada no programa Roadshow Fomento promovido pelo Banco Português de Fomento, ao lado de Ricardo Costa, Presidente da AEMinho e de Mário Jorge Machado, Presidente da direção da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
Com o mote “Gerir com excelência para financiar com sucesso”, a conferência realizada em Braga reuniu exemplos de boa governance do tecido empresarial português, aferindo às diferentes atmosferas de uma start-up e de uma empresa com presença consolidada no mercado nacional e internacional.
As soluções de financiamento apresentadas por Ana Carvalho e Hugo Roxo, CEO e administrador executivo do BFP, foram recebidas com algumas observações sobre as condições comerciais e a morosidade processual muitas vezes inerente à performance da instituição, o que abre espaço para melhoria, agilizando a sua colaboração com as empresas.
No encerramento da sessão, César Araújo aferiu à necessidade da oferta do Banco de Fomento estar alinhada com os programas que a financiam mas, também, com a realidade empresarial de Portugal. Desta instituição são esperadas soluções competitivas, avaliações realistas das empresas e programas financiados, agilidade no procedimento e celeridade nos pagamentos. O presidente da direção da ANIVEC reforçou, ainda, a necessidade de ser estabelecida uma parceria coesa entre banca comercial, Banco de Fomento, mercado de capitais, capitais de risco e empresários. Afinal, só com esta sinergia e com medidas ajustadas à atmosfera empresarial portuguesa é que será possível projetar a economia nacional, fomentando a sua sustentabilidade e escalando o músculo das empresas, tornando-as capazes de competir globalmente.
Comments