MODALISBOA promove conteúdos de ação estratégica
A ModaLisboa apresentou a 63ª edição da Lisboa Fashion Week entre os dias 10 e 13 de outubro, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa. Através de uma intensa e estratégica reestruturação programática, a edição percorreu oito espaços da cidade, indo além de uma pura expansão geográfica para cumprir o objetivo de diversificar as suas audiências através de iniciativas pluridisciplinares.
MODALISBOA SINGULAR aprofundou áreas de ação estratégicas, incidindo sobre a Sustentabilidade, a Tecnologia, a Inovação e a Criatividade.
A Sustentabilidade ambiental, económica e social, transversal a todos os projetos da Associação ModaLisboa, especialmente visível durante a Lisboa Fashion Week, com projetos de grande relevância como MODAPORTUGAL by CENIT, com uma instalação artística de grandes dimensões na Praça do Comércio que, além do live streaming dos desfiles da ModaLisboa, promoveu conteúdos sobre inovação e circularidade na indústria têxtil, em paralelo com o beat by be@t (programa do BCSD Portugal e CITEVE); a estreia do Green Circle x be@t powered by CITEVE — um showcase colaborativo entre investigadores, designers, instituições de ensino e industriais que promove novos processos, novos materiais e a adoção generalizada do Passaporte Digital de Produto.
A apresentação Portuguese Soul by APICCAPS, foi enquadrada no marco arquitetónico da Havas Village, que reforçou a importância da qualidade da matéria-prima e trabalho artesanal para a durabilidade de um produto.
No território da Tecnologia e Inovação, intrinsecamente ligadas à Sustentabilidade e a todos os projetos supramencionados, mas constantes também na sua estreita relação com a prática criativa, o design e as Artes Visuais — ra ModaLisboa apresentou novos criativos e soluções na exposição WORKSTATION NEW MEDIA, implementada com o apoio da República Portuguesa— Cultura / Direção-Geral das Artes na Sociedade Nacional de Belas Artes; e nas FAST TALKS, de regresso ao MUDE – Museu do Design, com dois painéis de oradores altamente especializados.
Na Criatividade, núcleo da ModaLisboa e da prática de Moda, motor-maior da geração de negócio e atração de novos investimentos. E se esta Criatividade se deverá associar automaticamente ao trabalho semestral de cada um dos Designers da Lisboa Fashion Week — dos mais jovens, que concorreram ao concurso Sangue Novo supported by Seaside; ou os que consolidam a aposta da ModaLisboa na fértil plataforma Workstation, aos mais estabelecidos que conquistam terreno internacional — deverá também ser evidente no próprio evento, que continua a procurar soluções que mantêm a sua excelência, como a captação de novos talentos, a ativação de novas localizações e a criação de uma comunidade cada vez mais heterogénea, consciente e socialmente ativa.
A MODALISBOA SINGULAR reflete um trabalho concertado entre equipas multidisciplinares, associações setoriais, parceiros e patrocinadores para que se cumpra um objetivo comum: a fortificação, promoção e capacitação de um setor brilhante e em expansão, único por conseguir mobilizar todas as Indústrias Culturais numa só cidade; excecional por gerar emprego, negócio e investimento.
Fonte: Modalisboa
Comments