ISO reforça ligação à sustentabilidade nas Normas de Sistemas de Gestão
As empresas que tenham ou pretendam obter certificações ISO, como garantia de conformidade e reputação no mercado, devem estar preparadas para avaliar a importância dos riscos das alterações climáticas nos seus sistemas de gestão, à luz das novas alterações introduzidas pela entidade internacional de normalização.
De acordo com um comunicado conjunto do IAF (International Accreditation Forum) e da ISO (International Organization for Standardization), de fevereiro deste ano, foram introduzidos ajustes ao clausulado da Estrutura Harmonizada da ISO, que especificam a necessidade das empresas considerarem o efeito das alterações climáticas no contexto das suas práticas de gestão certificadas.
Com os recentes ajustes, cada empresa deve avaliar a importância que os riscos das alterações do clima podem ter no seu negócio, ou seja as organizações devem determinar se as alterações climáticas são uma questão relevante em termos de atividade, e de que forma estão preparadas para responder aos requisitos dos seus principais stakeholders nesta matéria.
Os ajustes não são considerados como novos requisitos na Estrutura Harmonizada da ISO, mas como esclarecimento dos já existentes, pelo que a sua aplicação tem efeitos imediatos em termos de auditorias.
As novas especificações aplicam-se a uma série de 31 normas existentes e terão efeitos em todas as novas normas em desenvolvimento ou revisão.
Fonte: IAPMEI
Comments