top of page

IAPMEI e ANIVEC reúnem para debater "modelo de competitividade do sector"




César Araújo e Luís Figueiredo, respetivamente presidente e vice-presidente da direção da ANIVEC, reuniram na semana passada com José Pulido Valente, Presidente do Iapmei - Agência para a Competitividade e Inovação, e Fátima Tavares, Coordenadora do Centro de Apoio Empresarial do Norte do IAPMEI.


Durante o encontro foi discutido o modelo de competitividade do sector do vestuário e moda em Portugal e no mercado europeu, e a necessidade urgente da Europa assegurar a reciprocidade dos mercados no contexto da nova legislação sobre a sustentabilidade ambiental e social. A ANIVEC reforçou que é necessário nivelar os requisitos impostos aos produtos provenientes de países terceiros com os requisitos exigidos aos produtos de origem comunitária. Esse nivelamento passará inequivocamente por um maior controlo alfandegário e pela reforma do modelo “de minimis”.


Por outro lado, foi reiterada a importância das linhas de financiamento e capitalização das empresas como a InvestEU e a respetiva articulação com as necessidades do mercado. Na atual conjuntura, é necessário executarem-se novas linhas financiadas através do Orçamento de Estado que venham colmatar o “gap” existente no mercado bancário, aliviando a pressão sob a qual as empresas se encontram.


Foi ainda abordado o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e a importância de ser estabelecido, desde já, um diálogo com Bruxelas para alargar o prazo de execução dos projetos por mais 18 meses. Foi sublinhado que para este plano transformador, sem precedentes, é imperativo maximizar a utilização dos recursos disponíveis e o desejado impacto reformista e inovador que os vários projetos já em curso poderão assegurar para a economia europeia.

Comments


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page