GINETEX: Cuidados com a limpeza da roupa – Que quantidade de energia é necessária para secar os têxteis?
O GINETEX revelou as principais conclusões do seu mais recente estudo, sobre o impacto dos ciclos de secagem no nosso consumo de energia. O estudo foi efetuado pelo TESTEX, um laboratório independente especializado em análise e certificação de têxteis. Esta nova investigação vem no seguimento de um estudo preliminar sobre o mesmo tema que remonta a 2022.
> O estudo mostra que o consumo de energia de uma máquina de secar roupa depende significativamente da velocidade de centrifugação da máquina de lavar. Um ciclo de lavagem “normal” é, por conseguinte, o mais eficaz para limitar o consumo de energia de uma máquina de secar roupa.
> Uma máquina de secar roupa a funcionar a plena carga consome mais energia do que quando está a 50% da sua capacidade (ou mesmo até 80%).
> Por último, se a roupa permanecer ligeiramente húmida no final de um programa, o consumo de energia é reduzido em 10 a 30% (ou seja, cerca de 0,3 kwh) e é mais fácil de engomar.
O consumo de energia é uma preocupação fundamental para as famílias que enfrentam o aumento dos preços da energia e o custo da inflação em todas as suas despesas diárias. Depois de ter estudado o impacto das diferentes fases da lavagem de têxteis no consumo de energia, o GINETEX, o Grupo Internacional de Etiquetagem de Produtos Têxteis, optou desta vez por efetuar um estudo semelhante centrado nos secadores.
O estudo identificou diferenças significativas no consumo de energia consoante as velocidades de centrifugação, os tipos de tecido e as cargas das máquinas.
Para mais informações, leia o comunicado de imprensa.
Comments