top of page

EU-OSHA – Saúde mental no local de trabalho: melhores práticas


A EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho) emitiu as mais recentes orientações para os locais de trabalho e que se centram-se no apoio a pessoas com problemas de saúde mental.


Os problemas de saúde mental são muito comuns - antes da pandemia de COVID-19, afetavam cerca de 84 milhões de pessoas em toda a UE e a situação agravou-se desde então. O trabalho também pode ter impacto na saúde mental. O “stress, depressão ou ansiedade” é o segundo tipo mais comum de problema de saúde relacionado com o trabalho na UE.


A proporção de trabalhadores que declararam enfrentar fatores de risco para o seu bem-estar mental no trabalho foi de quase 45%.


E 10% dos trabalhadores europeus trabalhadores europeus declaram sentir-se esgotados.


Os trabalhadores que sofrem de problemas de saúde mental querem normalmente continuar a trabalhar. Este relatório oferece aos locais de trabalho informações práticas sobre as medidas que podem ser adotadas para ajudar estes trabalhadores a trabalhar ou a regressar ao trabalho após uma ausência por doença.


Uma das principais recomendações é que a saúde mental seja tratada com a mesma abordagem de segurança e saúde no trabalho (SST) que as questões de saúde física. Igualmente importante é a prevenção de riscos relacionados com o trabalho que possam afetar a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores. O relatório fornece exemplos práticos de adaptações simples e económicas, tais como alterações no ambiente, horários e padrões de trabalho, bem como nas tarefas e equipamentos, que podem ajudar as empresas a apoiar e manter os trabalhadores após uma ausência por doença.

Commentaires


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page