ANIVEC apresenta ao governo um pacote de possíveis medidas para potenciar o setor
César Araújo, Presidente da direção da ANIVEC, reuniu na passada tarde do dia 31 de julho com o Ministro da Economia, Dr. Pedro Reis, na nova sede do Ministério em Lisboa.
Em discussão estiveram os principais desafios que a indústria do têxtil e do vestuário enfrenta no quadro das novas políticas da União Europeia que promovem a economia circular. Também foram debatidas as fragilidades da atual conjuntura em resultado da quebra do consumo, da concorrência desleal dos países asiáticos e das limitações do acesso ao crédito bancário.
Para o contexto nacional, a ANIVEC apresentou um pacote de possíveis medidas para potenciar a competitividade das empresas portuguesas do setor do vestuário e moda.
Foi assinalada a dificuldade que a fileira enfrenta atualmente no financiamento e a urgência na capitalização das empresas, num período especialmente exigente, por um lado, com diminuição de encomendas e, por outro, com a necessidade de realizarem investimentos no quadro da transição ambiental e digital.
O reforço da colaboração da ANIVEC, enquanto associação representante de todo o setor da Confecção, Vestuário e Moda, com o Ministério da Economia, e todas os seus organismos de apoio (IAPMEI, AICEP, Banco do Fomento, entre outros), é essencial para que a competitividade do ecossistema das indústrias do têxtil, do vestuário e moda possa ser defendida e, sobretudo, possa ser mais desenvolvida.
Comments