Acordo EU-Mercosul
A União Europeia e quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) concluíram, a 6 de dezembro, as negociações para um acordo de parceria inovador, composto por três pilares: político, de cooperação e comercial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «Trata-se de um acordo mutuamente vantajoso que trará benefícios significativos para os consumidores e as empresas de ambas as partes. Estamos empenhados em garantir a equidade e benefícios mútuos.».
O acordo surge num momento crucial para ambas as partes, criando oportunidades para obter benefícios mútuos significativos, através do reforço da cooperação nos domínios geopolítico, económico, da sustentabilidade e da segurança.
• Reforçar os laços comerciais e políticos estratégicos entre parceiros fiáveis e que partilham as mesmas ideias
• Apoiar o crescimento económico, impulsionar a competitividade e reforçar a resiliência de ambas as partes, criando oportunidades de comércio e investimento e garantindo o acesso e a transformação sustentáveis das matérias-primas.
• Se afirmar como um marco importante na luta contra as alterações climáticas, assumindo compromissos fortes, específicos e mensuráveis para travar a desflorestação.
O fim das negociações constitui o primeiro passo no processo de celebração do acordo. Após a análise jurídica final de ambas as partes, o texto será traduzido para todas as línguas oficiais da UE e, em seguida, apresentado ao Conselho e ao Parlamento Europeu para aprovação. Só depois dessa aprovação poderá entrar em vigor.
Os documentos oficiais podem ser consultados na Página Web específica deste acordo criada pela Comissão Europeia.
Fonte: DGAE
Comentarios