top of page

PRIMEIRA NORMA INTERNACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE MARCAS

Acaba de ser publicada a primeira Norma internacional para avaliação de marcas.


Uma marca pode ser o ativo mais valioso de uma empresa, mas como saber o que ela realmente vale? Medir o valor de uma marca começa por saber o que medir - e como.


Ninguém quer pagar "apenas pelo nome", mas o poder da marca significa que geralmente o fazemos. Uma das coisas intangíveis mas valiosas é que a marca influencia as decisões de clientes, instituições financeiras, potenciais compradores do negócio e muito mais. E algumas marcas valem muito.


No entanto, nem todas as medidas são monetárias e existem muitas abordagens e métodos diferentes usados ​​em todo o mundo, o que torna verdadeiras comparações e benchmarking um pouco complicados.


A ISO 20671, Avaliação de marca - Princípios e fundamentos, visa padronizar os requisitos técnicos e métodos de avaliação envolvidos na avaliação de marcas. Complementa a ISO 10668, Avaliação de marca - Requisitos para avaliação monetária de marcas, que se concentra principalmente nos aspetos financeiros.


A Norma ISO 20671 foi inspirada na Norma austríaca ONR 16800, método para avaliação da marca de ativos intangíveis, publicada em 2006. Foi a primeira Norma sobre avaliação de marcas e foi desenvolvida pela Austrian Standards, membro da ISO na Áustria.


Segundo Gerhard Hrebicek, que presidiu a comissão que desenvolveu a ONR 16800 e desempenhou um papel no desenvolvimento da ISO 20671, a Norma inicia uma nova era para as marcas.


“A ISO 20671 é voltada para empresas de todos os tipos que desejam aumentar o seu valor de marca e fornece um ponto de partida para planeamento e gestão de alto nível, incluindo as melhores práticas para gestão da marca e respetivos relatórios. Fornece uma visão mais holística, cobrindo medidas financeiras e não financeiras, e constitui a base para outras Normas mais específicas a desenvolver”.


Bobby Calder, presidente da comissão técnica da ISO que desenvolveu a ISO 20671, acrescentou: “A ISO 20671 cobre todos os fatores que influenciam o sucesso de uma marca, como inovação, recursos tangíveis, serviço e qualidade, além da força e desempenho da marca. Tudo o que pode ter impacto sobre o valor monetário, e assim, medindo, as empresas podem identificar mais facilmente áreas para melhoria ou investimento. ”

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
Ficha de Projeto_RDC_Rev1.jpg

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

bottom of page